Sec. Mulheres:

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SINDIMINÉRIOS EM DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS DAS MULHERES!

Olá!
Meu nome é Valéria e em conjunto com o Zezito estou à frente da secretaria de Mulheres do Sindicato.
Queremos no texto abaixo apresentar a Secretaria a você. Reconhecemos que nossa categoria é em sua maioria formada por homens e pela especificidade do trabalho contamos com poucas mulheres no setor. Porém, sabemos também que no dia-a-dia todos nós convivemos de forma plural em uma sociedade formada por mulheres e homens.
O Sindminérios se soma a luta de gênero, como toda entidade responsável faz ao combater os problemas sociais da classe trabalhadora e, neste caso, especificamente na tentativa de extirpar o machismo de nossa sociedade. Consideramos que seja nosso dever mostrar aos companheiros que o comportamento machista prejudica todo o ambiente de trabalho, familiar e social. As mulheres que trabalham em nosso segmento são em número reduzido, mas são geradoras da riqueza das empresas como qualquer trabalhador. E, não diferente, estão qualificadas e preparadas para o desenvolvimento das funções.
Vamos começar esclarecendo o dia 08 de março e seguir adiante OK!
No mês de março, em todo o mundo, as mulheres se colocam em movimento para protestar e denunciar que a violência e a desigualdade ainda permanecem. O dia 8 de março é o dia em que se comemora o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras. Esta data foi escolhida porque129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços, em 1857, e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. Os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas.
Durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos das mulheres, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque.
É muito importante a nossa união para que estejamos fortalecidas, pois é imoral que em pleno séc. XXI os trabalhadores produtores de valor mais empobrecidos sejam mulheres, e negras!
Exemplo de valorização das mulheres nos diversos segmentos de trabalho que majoritariamente eram masculinos está em nosso Sindicato. Em nossa diretoria temos a Antonieta, como diretora-presidente; a Valéria, como diretora-secretária, e no desenvolvimento das atividades internas contamos com a Dra. Ana Lúcia, jurídico; Dra. Márcia, odontologia e saúde; Aniete e Camila, secretaria; e a Inêz, conservação.

Se você desejar mais informações ou quiser sugerir temas para nossa secretaria, entre em contato pelo telefone 12 -3923-2577 ou envie um email para o site.

Notícias anteriores